Árvore de altura mediana, com até 6 m de altura e muito ramificada. Possui folhas longas, com até 35 cm de comprimento e pendentes. Flores brancas, amarelas a róseas, reunidas em grupos, surgem do
caule. Costuma florecer no período de dezembro a abril.
O fruto é alongado com sulcos longitudinais, de casca dura e c oloração desde amarelo-esbranquiçada até vermelho escuro, atingindo cerca de 20 cm de comprimento.
Contém polpa mucilaginosa, branca ou rósea, envolvendo cinco fileiras
de sementes avermelhadas. O cacaueiro nasceu e cresceu nas matas tropicais protegido do sol forte pelas sombras da floresta.
Seus frutos, bastante variados quanto à forma, aparência e coloração, pendem ao longo de todo o tronco da árvore, ficando quase totalmente ao alcance das mãos do homem.
Além disso, com a polpa esbranquiçada que envolve as amêndoas do cacau pode ser feito, industrializado e congelado um delicioso e nutritivo suco, sem prejuízo para o seu processamento posterior.
O fruto do cacaueiro e os produtos dele obtidos, especialmente o chocolate, estiveram sempre, nos últimos dois mil anos da história ocidental, intimamente ligados ao poderio econômico e à satisfação dos prazeres sofisticados. |