Weblaranja
Brasil,
Aprenda as técnicas e as dicas de cozinhar

COMPARTILHE A WEBLARANJA !!!

takalista


 
Frutas do Brasil

Conheça as frutas típicas do Brasil. O Brasil é um país tropical, dividido em 5 regiões, ricas em biodiversidade. Produzindo vários tipos de frutas o ano todo. Escolha a região, clique e conheça:
tags: Frutas do Brasil, frutas brasileiras,
  • Região Nordeste

  • Região Norte

  • Região Centro-Oeste

  • Região Sudeste

  • Região Sul

MACAÚBA

____________
Região: CENTRO-OESTE
Nome Científico: Acrocomia salerocarpa
Nome Popular: Bocaiúva, bacaiuveira, bacaúva, bocaiuva,
Origem:
-->

Características: redondo cor amarelo-esverdeada
Descrição  

Outros nomes populares: coco-babão, coco-baboso, coco-decatarro, coco-de-espinha, coco-xodó, imbocaia, macaiba, macaibeira, macaiá, macajá, macajuba, macaúba, macaúva, macauveira, macujá, macujazeiro, marcová e mucajá.

Os frutos maduros da macaúba, de cor amarelo-esverdeada, podem ser coletados no chão, de maio a janeiro. Nessa fase, exalam aroma característico e a casca se solta facilmente. Quando verde, a casca
encontra-se muito aderida à polpa. A polpa varia de cor amarelo-alaranjada a amarelo-esverdeada. A extração manual da polpa é
difícil, uma vez que apresenta aspecto ceroso e muito aderente. A polpa fresca é consumida ao natural ou usada em batidas, doces, sorvetes, cremes, bolos e geléias.
Apresenta uma amêndoa que também é consumida, semelhante à do coco seco.
A polpa tem sabor adocicado e é mucilaginoso; pode ser consumida ao natural ou cozida, em refrescos e sorvetes. Dela também é extraído um óleo com característica semelhante ao azeite de dendê, além da amêndoa também produzir um fino óleo. A polpa da macaúba também é utilizada na produção de farinha utilizada em bolos, mingaus, vitaminas e sorvetes.
A palmeira que dá a macaúba é muito ornamental, cujas inflorescências, depois de secas, são empregadas em arranjos. As folhas fornecem excelentes fibras têxteis, sedosas, especiais para redes e linhas de pesca. Os espinhos são usados pelas rendeiras como alfinetes. Também fornece ótimo palmito usado na culinária, o tronco
produz uma fécula nutritiva e uma seiva doce, que ao ser fermentada, assemelha-se ao mel.
Há um centro de produção de farinha de bocaiúva em Corumbá, Mato Grosso do Sul, ligado à Casa do Artesão. É um trabalho comunitário que desenvolve atividades em bases artesanais valorizando a mão-de-obra local e tem como objetivo sensibilizar a população sobre o valor dos produtos da região.
Depois de quebrados os caroços, retiram-se as amêndoas muito duras. O processo de obtenção de óleo, utilizado na alimentação, pode ser o mesmo da amêndoa de baru. Uma variação seria colocar a massa socada numa panela com água, levar ao fogo e deixar ferver bem. Em seguida,
com uma concha, apanhar todo o óleo que estiver na superfície. Colocar em outra panela e leve ao fogo para apurar.

Análise química em g/100g*
Energia
(Kcal)
Ptn
(g)
Lip
(g)
Carb
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Fósforo
(mg)
Ferro
(mg)
Retinol
(mcg)
Vit.B1
(mg)
Vit.B2
(mg)
Niacina
(mg)
Vit C
(mg)
243 4.00 13.80 27.90 243.00 57.00 0.20 23.00 140.00 90.00 1.00 28.00
   
Foto:
   
Fonte:

Alimentos regionais brasileiros/ Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – 1. ed.– Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

  


f


fVocê sabe alguma Receita?
Mande para Gente.


Voltar para o voltar ao topodesta ágina

r
Weblaranja.com © Copyright 2001. WEBlaranja ®
-Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial.
 :-:  Hospedado pela HOSTGOLD

Quem Somos | Publicidade | Contato | Privacidade