ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO COMBATE ÀS DOENÇAS
Existem ao menos mil substâncias nos alimentos que contribuem para a proteção de doenças cardíacas, câncer e envelhecimento precoce.
Você já percebeu que certas frutas e legumes possuem cores vibrantes? A causa dessas cores é exatamente as substâncias as quais nos referimos acima.
Uma alimentação equilibrada e nutritiva pode ser garantida com alimentos como: abóboras, couve, tomates, acelga, romãs, etc.
Alguns Alimentos Que Nos Ajudam A Combater Doenças
ABÓBORA: rica em betacaroteno, que pode reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas. Pode, também, prevenir alguns aspectos do envelhecimento. Contém poucas calorias, gorduras e sódio e é rica em fibras.
As sementes contêm grande quantidade de proteínas, magnésio e ferro.
ABÓBORA JAPONESA: é um dos legumes mais saudáveis que existem. Como as outras, a abóbora japonesa é rica em vitamina C e betacaroteno.
ROMÃ: é particularmente rica em antioxidantes, como o ácido elágico, que reduz a inflamação, fator prejudicial tanto nas doenças cardíacas quanto em muitos tipos de câncer. Em 2006, um estudo publicado no The American Journal of Cardiology revelou que o suco da romã reverte a progressão da doença das artérias coronárias. Um estudo recente descobriu que o suco de romã reduz a taxa de crescimento do câncer de próstata. O suco também melhora o fluxo de sangue para os órgãos sexuais, possibilitando uma potencia sexual melhor.
COUVE, ACELGA: Essas e outras verduras de cor verde-escura contêm luteína, que ajuda a proteger a visão contra degeneração macular e cataratas. A couve é rica em betacaroteno, vitamina C, E e folato, assim como cálcio e magnésio, importantes para a manutenção de ossos fortes. E uma xícara de acelga cozida tem cerca de um terço da ingestão diária recomendada de magnésio, que ajuda a manter saudáveis as células musculares e nervosas.
TOMATE: é rico em licopeno, que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer de mama, de pulmão e de próstata. Cozinhar o tomate ajuda a ativar o licopeno, portanto o molho e a pasta podem ser particularmente benéficos. O tomate contém ainda vitaminas A, C, E e potássio.
PIMENTÃO: os vermelhos, em especial, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. É excelente fonte de vitamina C (três vezes mais que as laranjas) e betacaroteno.
GENGIBRE: contém um composto chamado gingerol, que pode diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Também ajuda a aliviar enxaquecas e a dor da artrite, bloqueando as prostaglandinas que causam a inflamação.
CENOURA
A cor laranja da cenoura também vem do Betacaroteno, mas a cenoura nem sempre foi cor de laranja. Conhecida pelos romanos e gregos, as cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na pelos agricultores na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange ("orange" = "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI.
O β-caroteno é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo).
A cenoura possui as vitaminas A, B, C, E, fibras, e diversos sais minerais: cálcio, ferro, silicatos, potássio, sódio, fósforo, zinco e magnésio. Tem propriedades dietéticas, alivia azia, é benéfica para o estômago e o aparelho digestivo. É indispensável para gestante, pois melhora e aumenta a produção do volume sanguíneo e também a produção do leite. Alguns estudos revelam que a cenoura pode proteger contra o câncer da boca.
O betacaroteno presente na cenoura estimula células imunológicas protetoras combatentes de infecções.
A cenoura serve para combater as enfermidades do fígado, dos rins, dos intestinos, da bexiga, dos pulmões, da garganta, do estômago, da pele, a anemia, a icterícia, o reumatismo etc.
O suco de cenoura é indicado para eliminar o ácido úrico e neutralizar a acidez do estômago e do sangue.
Suco de cenoura, com suco de limão e mel combate a bronquite.
A cenoura crua ralada, misturada com alho triturado é um remédio eficaz para expulsar os vermes intestinais.
Cenouras cruas e raladas servem para fazer cataplasmas que aliviam as dores e curam feridas, rachaduras (nas pernas, nos braços ou nas mãos), queimaduras, inchações, furúnculos, etc.
BETERRABA
O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A raiz tuberculizada, serve para além do fins culinários, para produção de açúcar (sacarose). Sua cor forte vem da Betanina, do qual é utilizado para fazer corantes alimentícios. Rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C, sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito bom para combater anemia,
A beterraba serve para depurar e fortificar o sangue.
Ela combate as seguintes enfermidades: perda excessiva de líquidos, prisão de ventre, problemas de fígado, icterícia, anemia, palidez, falta de glóbulos vermelhos, afecções da pele, herpes, diabetes, furúnculos, abscessos, úlceras, tumores, inchações, reumatismo, gota e acidez do sangue etc. Tanto o suco como o caldo da beterraba, que se obtém mediante o cozimento, revigoram todo o corpo, fortalecendo os órgãos internos.
RABANETE
O Rabanete é rico em: vitaminas B2, C, cálcio, fósforo, ferro e potássio.
Possui várias vantagens para nossa saúde, pois, estimula a digestão, purifica o sangue, os rins, bexiga, reumatismo, artrite, alivia a congestão nasal, bronquite, resfriado, inflamações internas, erupções da pele, previne a formação de coágulos e contribui para diminuir o risco de câncer do pulmão e estômago.
O suco de rabanete tem um poderoso efeito dissolvente, expulsando do organismo as substâncias venenosas. Por isso, combate eficazmente a tosse convulsa (coqueluche), a icterícia, a rouquidão, o catarro bronquial, e as mucosidades dos pulmões, do estômago e dos intestinos.
Como o suco de rabanete é diurético, constitui ótimo remédio para hidropisia. Este suco também serve para expulsar os vermes intestinais.
Fontes:
http://ritasousa.net/conheca-os-beneficios-de-58-frutas-e-legumes-que-traz-a-saude ( acessado em 24/07/2011 - 10:00hs).
http://www.grandesencontros.com.br/outrosalimentos.htm ( acessado em 24/07/2011 - 10:00hs).
http://www.treinototal.com.br/revista/2009/05/10/conheca-alguns-alimentos-que-interferem-na-imunidade/ ( acessado em 24/07/2011 - 10:00hs).
Revista Seleções Reader’s Digest (Fev. 2007).
Abraço!
Hellen Dias
Goiânia/GO - Brasil HD Assessoria Academica
* Licenciada em Letras Português/Inglês, há 6 anos, pela UNIFAN, "adora ler e escrever". |
|