Na região amazônica, o açaí exerce um importante papel socioeconômico e cultural, pois a bebida obtida a partir de seus frutos tem consumo regional elevado e sua exportação tem aumentado muito nestes últimos anos. No estado do Maranhão, é conhecido como Jussara.
No Brasil, existem cerca de nove espécies dessa palmeira, que também é encontrada em outros países circunvizinhos. A palmeira de estirpe delgado pode atingir até 25 m de altura, possui folhas grandes, finamente recortadas em tiras, de coloração verde-escura e atinge freqüentemente 2m de comprimento. Flores pequenas, agrupadas em
grandes cachos pendentes, de coloração amarelada, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo. O cultivo pode ser propagado por meio de sementes ou pela retirada de brotos da base.
Desenvolve-se bem em vários tipos de solo e clima, preferencialmente em regiões quentes. Cada palmeira produz de 3 a 4 cachos por ano; cada cacho com 3 a 6 kg de fruto.
O açaízeiro se desenvolve bem tanto em terras firmes como em várzeas sujeitas a inundações periódicas, desde que haja renovação constante das águas. De cultura perene e ribeirinha, o açaizeiro torna-se importante, também, na proteção do solo em condições tropicais de grande pluviosidade.
Os frutos que aparecem em cachos são de coloração violácea, quase negra quando maduros. De forma arredondada, apresentam rica polpa comestível e um caniço duro.
São produzidos durante boa parte do ano, porém com maior intensidade nos meses de julho a dezembro. Do açaizeiro tudo se aproveita: frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos.
As populações ribeirinhas do baixo Amazonas, desde Santarém até a Ilha
de Marajó, utilizam essa palmeira como fonte de renda e para a alimentação de suas famílias praticamente ao longo de todo o ano.
Porém, devido à extração do seu palmito de forma indiscriminada,
percebe-se a diminuição da palmeira nativa na região amazônica. Dessa forma, é importante estimular o cultivo do açaí (chamado pelo cultivadores da região Norte de açaí de planta) e a extração do
fruto de maneira racional.
A polpa pode ser utilizada na preparação de sobremesas, sucos, vinhos,
licores ou sorvetes. Os nativos extraem sua polpa, que é consumida pura ou acompanhada de farinha de mandioca ou tapioca (daí pode-se fazer o mingau) e também com peixe assado ou camarão seco. |